quinta-feira, 18 de março de 2010

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL 2010

tema: A FORÇA DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO MISSIONÁRIO

Assembléia Paroquial é realizada de dois em dois anos, com o objetivo de planejar as prioridades das atividades pastorais da Igreja durante os dois anos seguinte. Para esta reunião são convocados todos os animadores de comunidade e também todos os coordenadores de pastorais, movimentos e serviços. Cada seguimento envia no mínimo dois representantes. A finalidade disto é que todos que fazem à vida pastoral da Igreja tenham conhecimento do que se discuti na assembléia, para que cada um possa fazer sua parte diante do que for decidido. A assembléia de 2010 foi organizada pelo Padre Francisco e uma equipe de apoio que foram: Macário e Luzia (organização); Tércia Rego e Neta (secretaria); Rodrigo, Rafael e Zé Maria (animação e liturgia); Ceição Nobre (coordenadora de atividades) e veio de Mossoró Zélia Cristina (representante dos leigos no conselho da Diocese) que fez a parte de aprofundamento do tema.

o tema da assembléia: A FORÇA DA PALAVRA DE DEUS NA VIDA DO MISSIONÁRIO, foi refletido por Zélia que com muita autoridade no assunto e simplicidade ao passar, falou sobre a Palavra de Deus na vida da Comunidade, mostrou nossa deficiência em não reconhecer na bíblia o caminho para nosso modo de viver e para ser Igreja. Mesmo estando nós inseridos no projeto da Igreja de seguir a Cristo, não agimos da maneira correta, porque ainda não temos consciência do verdadeiro papel do ser cristão. Há muito trabalho a fazer e apesar de tantos grupos pastorais na nossa Paróquia, não estamos atingindo as necessidades. É preciso abrir as portas da Igreja e partimos para o serviço ao próximo, e também repensar como estamos realizando nossos trabalhos, como estamos nos tratando como irmãos, qual o sentido das pastorais, e acima de tudo temos que nos fortalecer na Palavra de Deus. Foi dado uma pequena noção sobre o estudo da bíblia, Zélia ainda enfatizou a preocupação por parte da Igreja Católica em seus leigos ter o conhecimento da Palavra, tanto que já existem vários cursos bíblicos, vários projetos de leitura criados para esse fim na Diocese.

Depois dessas reflexões, entramos no planejamento da nossa Paróquia. Para inicio Zélia nos passou quais são as prioridades da Diocese eleitas na ultima assembléia diocesana: 1) Palavra de Deus; 2) Catequese; 3) Liturgia; 4) Comunidade; 5) Caridade. Essas são as bases para o trabalho pastoral da Diocese nos próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário